RSS

Projeto Brinquedoteca Cesuca

OBJETIVOS

Propor um novo padrão para a educação com uma visão, seja menos informal e mais integradora, voltada para o ser humano; Possibilitar a todas as crianças o acesso ao brinquedo de forma a socializar o seu uso, permitindo, sobretudo ás crianças de baixa renda o contato com o brinquedo; Valorizar o ato de brincar, respeitando a liberdade, a iniciativa, a criatividade, a autonomia, possibilitando a formação do autoconceito positivo; Resgatar a sensibilidade da criança; resgatar a brincadeira; Compartilhar momentos de alegria; proporcionar ás crianças e adolescentes um ambiente especialmente lúdico, a construção do conhecimento através dos jogos, brinquedos e brincadeiras; Proporcionar um espaço de aprendizado; Repassar aos pais informações e conhecimentos sobre a importância do brinquedo para a criança e significado para o seu desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e físico.

Tornar a brinquedoteca um espaço onde proporcionarem-se estímulos para que a criança possa brincar livremente. Por ser um local onde as crianças permanecem por algumas horas. Onde acontece uma interação educacional.

Dentro do contexto social Brasileiro, a oportunizarão do brincar assumiu, através da brinquedoteca, característica própria voltadas para a necessidade de melhor atender as crianças e as famílias.

Através da brinquedoteca percebemos que provoca reflexões e, por despertar pais e educadores para nova maneira de considerar a atividade infantil, provocando também alterações em escalas de valores. A brinquedoteca é um testemunho de valorização da atividade lúdica das crianças.

A brinquedoteca tem função pedagógica e comunitária, alem de unir pais e educadores para a troca de experiências. Existem brinquedoteca hospitalares, escolares, comunitárias e universitárias e cada uma assume características especificas de acordo com a comunidade que foi inserida.

É brincando que a criança percebe melhor o mundo, descobre os seus mistérios, constrói suas hipóteses, enfim constrói o conhecimento. A creditando que a atividade lúdica é o modo através qual a criança aprende, a administração da brinquedoteca coloca a mesmo como sujeito que constrói o conhecimento através de sua interação com os meios físicos e social, em que vive.

A brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças e jovens a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas. Por meio da mesma avaliamos nas crianças o seu desenvolvimento das suas potencialidades.

Dentro do conjunto de funções de uma brinquedoteca, as que se localizam, nas suas atividades educativas das Universidades tem como maior objetivo colaborar na formação de profissionais, no desenvolvimento de pesquisas sobre a relevância do brinquedo para a educação e prestação de serviços a comunidade.

Trabalha para que o ambiente seja harmonioso, cooperativo e desafiador. Compreende a criança em seu processo de crescimento, nas características evolutivas do desenvolvimento infantil, respeitando suas curiosidades e interesses de cada faixa etária. A brinquedoteca tem objetivo de defender os direitos de brincar da criança, onde a criança não só trabalhe, estude ou veja televisão, mas que aprenda a brincar tornando-se um adulto mais feliz e uma criança mais ativa.

Os principais objetivos de uma brinquedoteca são: Proporcionar um espaço onde possa brincar sossegada, sem cobranças e sem sentir que esta atrapalhando ou perdendo tempo, estimular o desenvolvimento de uma vida interior rica e da capacidade de concentrar a atenção, estimular a operatividade das crianças, favorecerem o equilíbrio emocional, dar oportunidade á expansão de potencialidades, desenvolverem a inteligência, criatividade e sociabilidade, proporcionar acesso a um número maior de brinquedos como atividades geradora de desenvolvimento intelectual, emocional e social; enriquece o relacionamento entre as crianças e suas famílias; valorizar os sentimentos afetivos e cultivara sensibilidade.

A principal implicação educacional da brinquedoteca é a valorização da atividade lúdica, que tem como conseqüência o respeito ás necessidades afetivas da criança. Promovendo o respeito á criança contribui para diminuir a opressão dos sistemas educacionais extremamente rígidos.

JUSTIFICATIVA

A brinquedoteca é sempre um lugar prazeroso, onde os jogos, brinquedos e brincadeiras fazem à magia do ambiente.

Todas elas têm como objetivo comum o desenvolvimento das atividades lúdicas e a valorização do ato de brincar, independente do tipo de brinquedoteca e do lugar onde está instalada, seja num bairro, numa escola, num hospital, numa clinica ou numa universidade. Cada um deste ambiente tem sua função definida e usam os jogos e brinquedos como estratégia para atingir seus fins, portanto cada brinquedoteca apresenta o perfil da comunidade que lhe dá origem.

No mundo lúdico a criança encontra entre o real e o imaginário, alimenta sua vida interior, descobre o mundo e torna-se operativa.

Segundo á autora Ângela Cristina Munhoz a brinquedoteca é um espaço estruturado para brincar, magia, encanto e alegre.

É um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos dentro de um ambiente lúdico. Na verdade, seria um lugar preparado onde as crianças ficam os tempos que quiser, pois neste local elas brincam,inventam,expressam seus fantasias, seus medos seus desejos, seus sentimentos e conhecimentos construídos a partir das experiências que vivenciam.

O papel da brinquedoteca na educação cresceu, e ela é um grande agente de mudanças do ponto de vista educacional. As brinquedoteca atendem crianças e adolescentes, de diferentes faixas etárias, todos que freqüenta um ama brinquedoteca deverá sentir-se livre para explorar cada lugar existente.

A criança descobre que através do espaço lúdico poderá auxiliar no seu processo de desenvolvimento moral, social ético. A idéia é por meio de brinquedos e brincadeiras, tornar a infância mais alegre, mais vivida.
Certamente as crianças têm muito a nos ensinar, pois se entregam ao mundo das brincadeiras, apesar de terem ainda tão clara a realidade, permitindo-se entrar no tema do faz-de-conta e lá permanecer o tempo que acharem necessário, elaborando suas emoções.

A brincadeira resgata o brincar, sendo um a atividade de lazer que contribui para o desenvolvimento integral da criança em sua aprendizagem, criatividade, socialização e em todas as circunstancias se sua vida, tanto na escola quanto no lar e na comunidade.

Brinquedoteca não é acervo de brinquedos simplesmente, um lugar onde as crianças brincam enquanto desejarem.

Para a autora SANTA MARLI PIRES DOS SANTOS brinquedoteca é o espaço onde existem as melhores condições de sensibilidade e da criatividade íntegra da formação da personalidade lá as crianças, criadoras do futuro que são, podem ser livres para descobrir novos significados em resposta a nova experiência, ao invés de serem conduzidos para adquirir significados criados por outros.

Brinquedoteca é o espaço para brincar, não é preciso acrescentar mais objetivos, é preciso valorizar a ação da criança que brinca, é preciso transcender o visível e pressentir a seriedade do fenômeno.

Esse espaço lúdico tem uma mensagem para a escola porque pode ajudar as crianças a formarem um bom conceito de mundo, um mundo onde a afetividade é acolhida a criatividade estimulada e os direitos da criança respeitados. Um espaço assim: não è comum sem cobranças, nem exigências de produtos]. Este espaço tão pleno, tão cheio de portunidade pode ser a terra fértil apropriada para a germinação de um novo homem capaz de construir uma nova humanidade.

A função da brinquedoteca é oferecer espaço para animação cultural, podemos compreender que o uso corrente, em muitas instituições infantis distancia-se dessa prática.

Criar uma brinquedoteca significa uma mudança de postura frente á educação, é mudam nossos padrões de conduta em relação á crianças são abandonadas métodos e técnicas tradicionais; buscam o novo e não pelo modernismo, mas pela comunicação do que se representa e acredita no lúdico como estratégia do desenvolvimento infantil.

Ao entender este novo paradigma pode criar este ambiente especial chamado brinquedoteca, como um espaço alegre, colorido, diferente e desafiante, onde a criança, realmente, possa brincar e brincando possa desenvolver sua autonomia, criatividade, tornando-se pessoa onde cultiva sua auto-estima e desenvolve um auto conceito positivo.

Segundo um artigo publicado no sait universo da brinquedoteca a autora fala que :Na brinquedoteca a criança vivencia diversas atividades lúdicas e, de acordo com Santos(1997)”a ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão.

O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social, cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.” Em outras palavras, acriança passa a se conhecer melhor, a dominar suas angústias e a representar o mundo exterior, usando para isso o brinquedo.

De acordo com os estudos de Huizinga, o jogo ou a brincadeira são atividades voluntárias e têm como características fundamentais o fato de ser livre, ter no faz-de-conta uma forma de representação de um desejo ou realidade. Outra característica, segundo o autor, é o isolamento, a limitação, os jogos se processam e existem no interior de um campo e tempo previamente delimitado e determinado. Além disso, segue em certa ordem, a menor desobediência estraga o jogo .

Portanto, brincar é coisa seria e deve ser tratado a com responsabilidade brincar é fundamental, pois desperta a criatividade, o raciocínio, o significado de ganhar e perder, o convívio com outras crianças no mesmo grupo, e assim podem conhecer umas ás outras e ao espaço.

Para que tudo isto ocorra, a criança necessita ter liberdade para realizar suas brincadeiras, usar sua criatividade para elaborar suas próprias regras sendo verdadeiramente espontâneas. Caso contrário estará reproduzindo, visto que é o espaço onde o brincar representa um fator importante no desenvolvimento infantil.

Brinquedoteca pode significar uma melhora na qualidade de vida da população infanto-juvenil. O ato de brincar é importante para o desenvolvimento da criatividade da criança. Brincando as crianças estão livres das pressões e consequentemente não teram futuros medos de errar. Brincando as crianças vivem experiências que as tornam mais seguras de si

0 comentários:

Postar um comentário